Afinal, por que o mercado de animanga não cresce?

Nota do Editor: Esse texto foi escrito originalmente para o blog Netoin, em dezembro de 2018, e reflete apenas minha opinião acerca do mercado de animes. 

Em 2008, em um finado blog meu, fiz algumas previsões. Naquele ano em especial, o grupo Dattebayo havia anunciado que iria parar de legendar Naruto em virtude de uma empresa estar trazendo o anime de forma oficial – legendado em inglês – poucas horas depois de ir ao ar no Japão. Boa parte da equipe do Crunchyroll, a empresa por trás disso, era feita por fansubbers e a matemática era simples: você lança antes, você ‘ganha’ (mais downloads).

Continuar lendo Afinal, por que o mercado de animanga não cresce?

A História Não Contada da Quarta Guerra do Santo Cálice

No campo de batalha, não há lugar para esperança. O que lá jaz é apenas o frio desprezo e um pecado chamado vitória construído em cima da dor do derrotado.
O mundo do jeito que é, e a natureza humana como sempre, fazem ser impossível eliminar as batalhas. No fim, matar é um mal necessário – e, se tanto, é melhor finalizá-los com a melhor eficiência e ao menor custo, menor tempo. Não fale que isso é vil ou detestável. Justiça não pode salvar o mundo. É inútil.

Continuar lendo A História Não Contada da Quarta Guerra do Santo Cálice